segunda-feira, junho 28, 2010

Holanda vence Eslováquia e espera Brasil para se vingar nas quartas

A Holanda não encantou com uma atuação primorosa. Mesmo assim, mostrou que o Brasil terá muito com o que se preocupar caso passe pelo Chile nesta segunda-feira. Movida por uma grande atuação de suas estrelas, Robben e Sneidjer, a Laranja Mecânica derrotou a Eslováquia por 2 a 1, em Durban, e agora espera pela seleção verde-amarela nas quartas de final para se vingar das eliminações nas Copas do Mundo de 1994 e 1998.Getty Images

  • Atacante Robben fez bela jogada e anotou seu 1º gol no Mundial

  • AP/Ivan Sekretarev

    Destaque da Eslováquia, Mucha impediu um placar mais elástico

  • Dani Ochoa de Olza/AP

    Vittek não manteve a boa forma nesta 2ª, mas descontou no fim

  • Estrelas: O primeiro gol da Holanda evidenciou a qualidade dos dois principais jogadores do time. Sneidjer deu lindo passe da defesa, e Robben aproveitou com boa jogada individual.
    Narigão: Mucha fez de tudo para tentar conter a pressão rival, com direito a uma defesa de nariz após chute de Mathijsen.

Com um estilo de jogo caracterizado pela boa qualidade técnica de seus atletas, a Holanda fez mais do mesmo nesta manhã. Sem dar chances ao rival, a Laranja Mecânica assegurou a classificação com um futebol eficaz e sem exageros, suficiente para manter os 100% de aproveitamento da equipe na competição.

A Eslováquia, por sua vez, dá adeus ao Mundial com o sentimento de dever cumprido. Azarão do grupo F, o próprio time do leste europeu admitiu antes do jogo que podia festejar por ter superado as expectativas com a vaga na segunda fase. Nesta segunda, a seleção não repetiu o futebol apresentado na surpreendente vitória sobre a Itália e acabou eliminada.

Equipe que menos perde a bola na Copa do Mundo, a Holanda começou a partida sem novidades no seu padrão ofensivo. Controle total da posse de bola e paciência para furar o bloqueio da Eslováquia. No fim, bastaram 17 minutos para o time conseguir se impor. Robben aproveitou lindo passe de Sneijder e abriu o placar.

O gol não fez a Eslováquia desistir da estratégia cautelosa. Nem mesmo a desvantagem no marcador tirou o time de Valdimir Weiss da defesa, com exceção de alguns lances isolados. Enquanto isso, a Holanda passou a se preocupar apenas em conter os avanços limitados da Eslováquia pela ala esquerda conforme manteve o controle do jogo até o intervalo.

No início da etapa final, a equipe de Bert Van Marwijk voltou a se impor com facilidade. Tanto, que nos primeiros seis minutos criou outras duas chances claras de gol impedidas pelo goleiro Mucha.

Mas isso também incentivou a Eslováquia a finalmente sair com mais intensidade. E passados os primeiros 20 minutos, o time também conseguiu assustar a meta adversária com duas boas oportunidades. A entrada de Elia aos 25min, no entanto, revigorou as investidas da Holanda no confronto.

Depois de criar novas oportunidades, Sneijder fez o segundo gol de sua equipe aos 38min. No último lance do jogo, Vittek ainda descontou em cobrança de pênalti, mas não evitou a eliminação do time eslovaco.

Melhor para a Laranja Mecânica, que assegurou a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez em 12 anos. Fica agora a promessa de um confronto emocionante na próxima fase caso o Brasil passe pelo Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter