Religião

Bispo de Patos se irrita com idéia de transferir Parques de diversão da Festa de Setembro para o Terreiro do Forró

O bispo da Diocese de Patos, Dom Manuel dos Reis de Farias, mostrou-se extremamente irritado com a idéia lançada pelo vereador Sales Júnior (PRB), propondo a mudança da parte profana da Festa de Nossa Senhora Da guia do Centro para o Terreiro do Forró. Em entrevista ao Cidade em Debate da Rádio 102 FM, Dom Manoel disse que estas são colocações indevidas e inconvenientes que todos os anos aparecem nesta época do ano.
Dom Manoel foi mais além nas suas críticas e afirmou que são pessoas que não entendem de igreja. "Quando alguém não entende de uma coisa, não fale. Vem de fora, não entendem nada e ficam colocando coisas só para confundir a cabeça do povo", criticou ele.

O bispo afirmou que o local da festa é definido todos os anos por uma comissão da igreja e que tudo já está decidido, sem que precise da interferência de ninguém. "Não vamos escutar esse barulho que vem causar confusão na cabeça do povo", disse o bispo.

No meio da entrevista, o bispo a interrompeu e pediu que o gravador do repórter Eduardo Rabello fosse desligado, pois ele não queria mais falar no assunto, pois lhe causava irritação.

A idéia foi apresentada através de requerimento na Câmara Municipal pelo vereador Sales, que conseguiu aprovação de todos os presentes. De acordo com Sales, o trânsito de Patos não comporta mais a instalação destes parques em plena via pública ocupando o espaço dos veículos, pois a cidade cresceu e a festa vem causando transtornos para população.

Sales disse que a discussão é antiga. "É algo que pode ser discutido com a coordenação da festa, pois a ocupação vem causando constrangimento aos transeuntes", disse.

O vereador afirmou que os comerciantes também reclamam por que as vendas caem e ainda tem que conviver com a fedentina das pessoas que fazem suas necessidades fisiológicas no meio da rua.


Posse: Padre Ronaldo é acolhido pelos paroquianos da Catedral e empossado por Dom Manuel dos Reis de Farias Bispo Diocesano


A Paróquia de Nossa Senhora da Guia, sede da Diocese de Patos- PB, acolheu neste último sábado (17/07), seu novo Pároco, o Reverendíssimo Pe. José Ronaldo Marques que foi empossado em meio a uma grande multidão que o recebeu na porta principal da majestosa Igreja Catedral ao lado de sua Excelência Reverendíssima o Bispo Diocesano Dom. Manoel dos Reis de Farias.
Cumprindo o rito litúrgico próprio que mantêm as portas da Igreja fechadas para que sejam abertas pelo novo pároco após pronunciar: “Abrí ó portas antigas, abrí antigas portas” batendo 3 vezes com a cruz até que sejam enfim abertas as portas do templo santo.
Então o novo Pároco recebe as chaves do sacrário, ajoelha-se e o abre em adoração.
Logo após foi lida a provisão de transferência pelo Diácono Permanente Lindomar Henrique (Paróquia de São Sebastião),em seguida dada as boas vindas em nome do Conselho Missionário e Pastoral Paroquial pelo Diácono Permanente João Batista (Paróquia Catedral).
A Solene Celebração Eucarística teve início contando com a Presidência do Bispo Diocesano, Dom. Manoel dos Reis de Farias e concelebrada pelos padres: Evandro Romero (Vigário Geral da Diocese e Pároco de São Pedro), Jacó Jair Tomasella (Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), Elias Ramalho (Paróquia de Santo Antônio), Francisco das Chagas (Paróquia de São João Batista em Olho D’água), Joanees Oliveira (Filho da Diocese de Patos atualmente servindo em Portugal) além dos Diáconos Permanentes, religiosas (Congregação das Irmãs Josefinas e Congregação das Filhas do Amor Divino) e o Prefeito Constitucional de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega.
Ao final da Celebração o Reverendíssimo Pároco da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia agradeceu a presença de todos e de maneira especial a Paróquia de São Sebastião onde serviu até a sua chegada na nova comunidade, emocionado e em meio a lágrimas foi ovacionado por toda a assembléia ao qual respondeu traçando o seu perfil ministerial e o seu renovado ardor missionário.
Fontes da Catedral

A Comunidade do Assentamento Nova Santana fará Festa da Padroeira dia 31 de Julho


Este ano de 2010 a comunidade do Assentamento Nova Santana em São José de Espinharas está com bastante entusiasmo para realizar a sua quinta Festa do padroeiro que já é tradicional, de 29 a 31 de julho com a parte religiosa e social.
Convite do Padre Erivaldo
Irmãos e irmães devotos(as) de Nossa Senhora Santana, na alegria de ser Igreja viva, a Paróquia de São José de Espinaharas convida a todos para Celebrar mais uma grande Festa de Nossa Padroeira Santana.
Quero que este retiro espiritual fortaleça a nossa fé e a nossa comunidade, para mais um compromisso pastoral e ministeria da Igreja.
A sua participação será sinal de afeto comdeus e a comunidade que está vivendo pela quinta vez a graça de sua festa.
Fraternalmente

Padre Erivaldo Alves e Comissão Organizadora

Dia 31 de Julho haverá a Celebração da Missa as 19:00 horas e logo após a parte Social com um animado pavilhão onde terá bingos, leilões, e muita música ao vivo a animação ficará por conta da Banda Riacho do Navio.

Participe!

Padre Erivaldo e Comunidade Cachoeira celebra a Festa do Padroeiro
















O Padre Erivaldo Alves e a Comunidade Católica do Assentamento Cachoeira realizam hoje a sua primeira Festa do Padroeiro, as sete horas da noite haverá a Celebração da Missa e logo após pavilhão e muita animação. Padre Erivaldo Alves Vigário geral da Paróquia de São José vem intensificando os trabalhos religiosos nas comunidades de base a formação das pastorais e o trabalho com os jevens tem crescido muito na Paróquia de São José, e em Cachoeira o objetivo é a construção de uma Capela para as Celebrações das Missas e o desenvolvimento do trabalho das Pastorais e movimentos.

A Festa social será em prol da construção da capela do Divino Espirito Santo, santo escolhido para ser o padroeiro do Assentamento Cachoeira em São José de Espinharas onde reside mais de trinta familias além de comunidads adjacentes.

Redação: Alexandre Morais

Dom Manuel está reunido com o Clero da Diocese de Patos




O Clero da Diocese de Patos estará reunido com seu pastor diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias no Centro de Formação da Diocese do Crato – CE, para o retiro que acontecerá nos dias 05, 06, 07 e 08 de julho de 10.
Sob a graça de Deus e as luzes do Espírito Santo os membros do presbitério da diocese de Patos viverão momentos de intensa espiritualidade nas terras do Padre Cícero Romão Batista (missionário muito conhecido pelos nordestinos), o retiro terá como pregador: Dom. Egídio Bisol, bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira – PE.
Participarão além do Bispo Diocesano de Patos, Dom Manoel dos Reis de Farias, cerca de 37 padres e diáconos permanentes.
*Carlos Silva – Pascom Diocese de Patos.
Materia:Redação

Twitter