Esporte

Brasil 2 x 0 EUA: Mano elogia personalidade dos jogadores na estreia e aponta bom ambiente

A vitória da seleção brasileira sobre os Estados Unidos, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, marcou a estreia do técnico Mano Menezes e de vários jogadores no time nacional. O bom futebol apresentado agradou, mas foi a personalidade dos atletas que arrancou o principal elogio do novo comandante verde-amarelo.
O Brasil venceu o amistoso com gols de Neymar, um dos estreantes, e de Alexandre Pato. Esta foi a primeira partida da seleção após a eliminação diante da Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo e a primeira de Mano Menezes à frente da equipe.
“O que mais me agradou foi a personalidade. Personalidade não se dá para ninguém. Ou o jogador tem ou não tem. É sinal de que eles têm esta atitude de confiar na própria capacidade. E acho que se eles fizeram isso na seleção é porque talvez o ambiente encontrado dentro de campo tenha sido parecido com o que encontram nos clubes”, afirmou Mano.
Em seu primeiro jogo no comando da seleção, Mano Menezes escalou o Brasil com Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato.
“Utilizamos uma ideia para a parte ofensiva de manter a base do Santos que já jogava assim, com exceção do Pato no lugar do André. Isso foi importante para que eles se sentissem bem e encarassem a seleção brasileira como um passo normal para quem vem se destacando nas suas equipes”, disse o técnico.
Hernanes, Jucilei, Éderson, Carlos Eduardo e André iniciaram a partida no banco de reservas, mas também entraram em campo no estádio New Meadowlands, em Nova Jersey (EUA)

Corinthians domina e derota o Flamengo no Pacaembu neste domingo

Enquanto Mano Menezes está a dois dias de estrear na seleção brasileira, o Corinthians venceu a sua primeira partida após a saída do técnico e sob o comando de Adilson Batista. Na tarde deste domingo, o time alvinegro dominou o Flamengo no Pacaembu e ganhou por 1 a 0, gol de Elias, aos 39min do primeiro tempo.
Com o triunfo, o sétimo como mandante pelo Brasileirão, a equipe de Parque São Jorge chega a 28 pontos e segue na segunda colocação, um ponto atrás do líder Fluminense, que ganhou do Grêmio, em Porto Alegre, também neste domingo.
“Nosso time vem fazendo a diferença no Pacaembu. Estamos muito bem. Agora precisamos ganhar mais partidas longe daqui. Assim, podemos voltar à ponta”, destacou o zagueiro Chicão.
Já o time da Gávea acumula quatro partidas sem vencer e permanece na zona intermediária da tabela, com 17 pontos

Carlos Alberto é expulso, mas Vasco mostra garra e bate o Vitória

O Vasco precisou demonstrar muita garra e comprometimento para derrotar o Vitória por 1 a 0 neste domingo, em São Januário. A equipe cruzmaltina superou a inferioridade numérica, obtida com a expulsão do meia Carlos Alberto ainda no primeiro tempo, para conseguir manter o bom momento vivido no Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo. Zé Roberto marcou o gol da vitória vascaína.
"Fico muito feliz com o gol e por ter tido uma boa estreia em São Januário. Fico feliz por, no Dia dos Pais, ter me dado esse presente, mas temos muito o que crescer em campo", disse o autor do único gol do confronto.
Com o resultado, o Vasco subiu para a 11ª posição, com 17 pontos. Já o Vitória começa a ‘namorar’ a zona de rebaixamento e se encontra em 16º lugar, com 14 pontos somados.
As duas equipes voltam ao campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. Enquanto o Vitória recebe o Santos, às 18h30, no Barradão, o time de São Januário visitará o Grêmio Prudente, às 16h, no interior de São Paulo.

Espanha é a campeã da Copa 2010

Um título que nunca havia sido conquistado jamais viria facilmente. Ainda mais para uma seleção que sempre teve a fama de fracassar na hora H. Amarelona? Não. Sua cor é vermelha. E o título finalmente veio. Para a torcida da Espanha, pareceu que nunca viria. Noventa minutos que viraram 120. Ou melhor, 115, quando Iniesta estufou a rede e tirou da garganta um grito entalado há uma eternidade. Uma conquista com direito a 0 a 0 no tempo normal, 1 a 0 sobre a Holanda na prorrogação, desabafos, choro... A primeira Copa do Mundo na África viu nascer o oitavo campeão da história. A partir deste domingo, a Espanha pode colocar uma estrela no peito e exibir para o planeta que amarela é a cor da taça na mão dos seus jogadores.
A história dessa nova campeã mundial não começou no Soccer City. No início tinha outro técnico, Luis Aragonés, e quase os mesmos jogadores. O time vencedor da Eurocopa de 2008 transformou a Espanha na seleção a ser batida. O treinador mudou, entrou Vicente del Bosque, e voltou a decepção: fracasso na Copa das Confederações, derrota na estreia do Mundial contra a Suíça. Mas o time que melhor toca a bola no planeta deu a volta por cima. E termina 2010 no topo.
Para a Holanda, que já chegara à final em 1974 e 1978, fica a decepção de acumular seu terceiro vice-campeonato em Copas do Mundo. E, desta vez, após vencer todos os jogos das eliminatórias e da trajetória na África do Sul.
As duas equipes começaram o jogo com as formações que venceram na semifinal. Assim, Fernando Torres continuou no banco da Espanha, e Pedro foi titular no ataque. E o artilheiro David Villa ficou preso entre os zagueiros, com pouca mobilidade. A Laranja contou com sua força máxima, do 1 a 11, com as estrelas Sneijder e Robben presentes.
A Fúria conseguiu ter mais posse de bola, do jeito que gosta, durante os primeiros 90 minutos: 57%. Mas não conseguiu marcar nos 12 chutes que teve, enquanto a Laranja tentou nove. Pela primeira vez desde 1994, quando o Brasil bateu a Itália nos pênaltis, a final terminou com 0 a 0 e foi para a prorrogação. Com o Soccer City lotado pela segunda vez no Mundial (84.490 torcedores, mesmo público da partida de abertura), Espanha e Holanda fizeram a final com o maior número de cartões amarelos da história: 13. Ainda teve um vermelho para Heitinga, na prorrogação.

A Espanha ganhará a Copa do Mundo no próximo domingo. Pelo menos foi o que previu o polvo-profeta Paul no aquário de Oberhausen, nesta sexta-feira. Mais uma vez a Holanda ficará com vice do Mundial depois de amargar também em 1974 e 1978.
Em três minutos, diante das câmeras de televisão, Paul comeu a amêijoa (molusco com concha) que estava dentro da caixa e abraçou a bandeira espanhola, deixando de lado a da Holanda.
A previsão é feita da seguinte maneira: são colocados dentro do aquário dois recipientes com alimento na mesma quantidade, cada um com uma bandeira de uma seleção. O time que tiver o recipiente escolhido pelo polvo corresponde ao vencedor do jogo.

Paul segue com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo. Com dois anos e meio e pesando 700 gramas, Paul, que nasceu na Inglaterra, mas é criado em território alemão, acertou todos os resultados da Alemanha, inclusive a derrota para a Sérvia na primeira fase do torneio. Nas outras partidas, o polvo apostou em vitória sobre Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina. Ele também acertou a vitória da Espanha sobre os germânicos na semifinal da Copa.
O polvo Paul previu a vitória da Alemanha no jogo de sábado contra o Uruguai, na disputa de terceiro lugar da Copa do Mundo da África do Sul.
Após cerca de dez minutos de indecisão, Paul elegeu, perante várias equipes de televisão, uma amêijoa (molusco com concha) que estava em uma caixa com a bandeira alemã, desprezando a outra, com a bandeira uruguaia.
O célebre animal, que ganhou fama mundial ao "prever" os resultados alemães na Copa do Mundo, tem um grave erro em sua "carreira", pois previu vitória germânica na final da Eurocopa 2008, conquistada pela Espanha.

Twitter